top of page

O Trabalho

Este site tem como finalidade divulgar as análises obtidas através do Software R, a partir do DATASET Meuse e o atributo Chumbo, que se encontram no pacote de dados "Gstat". Essas análises integram o trabalho realizado pelos alunos Bernardo Rangel, Daniel Monteiro e Rodrigo Fernandes (Grupo 28), estudantes de graduação em Geologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na disciplina "Introdução a Geoestatística", ministrada pelo professor Doutor Luís Paulo Vieira Braga.

O rio Meuse em Dinant

O Rio Meuse

O Meuse (em francês) ou Maas (em Holandês), é o principal rio da Europa, percorrendo 925km. Sua nascente na França, segue a jusante pela Bélgica e Holanda, antes de chegar em sua foz no Mar do Norte. Seus principais afluentes são: Vair, Chiers, Lesse, Hoyoux, Ourthe, Roer (esses na margem direita); Viroin, Sambre, Megaigne e Geer (na margem esquerda).
Trata-se de um rio meandrante, devido ao seu padrão de canal. Esse que relaciona-se aos elevados teores de site e argila (carga de suspensão), configurando um rio de baixa energia, com pouca capacidade de transporte trativo (pouca carga de fundo). Os canais meandrantes, localizam-se de uma forma geral em áreas úmidas cobertas por vegetação ciliar, que possui um regime de chuvas constantes. Em períodos de cheia o canal extravasa para a planície de inundação do rio.


A geologia do Quaternário da região entre Liege, Maastricht e Aachen é caracterizada a partir de dois depósitos principais: os fluviais e os arentos eólicos. O rio, que data em aproximadamente 2 milhões de anos muda de curso frequentemente. 

O rio é considerado uma grande atração turística na região, abrigando centros de biodiversidade, atividades como pesca, passeios de bicicleta ao longo da margem e passeios de barco ao longo do curso.

Navegação sobre o rio Meuse

© 2016 por Bernardo Rangel, Daniel Monteiro e Rodrigo Fernandes.

bottom of page